sexta-feira, 31 de julho de 2009

A homenagem devida

É sempre triste quando um homem bom nos deixa. E é precisamente essa a imagem que guardo de Bobby Robson... A de um homem bom. Pode ser uma grande mentira, mas essa ideia ninguém me tira.

O contributo de Bobby Robson para o futebol português não ficou registado nos livros de resultados, ficou registado na memória das pessoas. Na memória de quem se lembra de um Sporting que jogava à bola que era um disparate, um futebol lindo que, se calhar, não voltaremos a ver uma equipa portuguesa praticar nos nossos relvados. Na memória de quem se lembra de um treinador do Porto que encarava com elegância as derrotas, comportamento deveras invulgar nos treinadores de um clube pouco habituado a perder. Enfim... Bobby Robson era um senhor carago!

Rest in peace Sir Bobby Robson.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tricampeão da pré-época

Lá vai o Benfica a todo o vapor e em grande estilo para mais uma época desportiva. Em grande estilo, mas que não deixa de ser um déjà vu. Desde a chegada de Luís Filipe Vieira ao trono, a águia tem primado por contratações de vulto: de Trapattoni a Rui Costa; passando por Miccoli ou Aimar. Mas os benfiquistas sentem algo de diferente nesta pré-época... E não é por causa de Saviola ou Ramirez, é por causa de Jesus, Jorge Jesus.

Trapattoni, Koeman, Camacho, Quique Flores. Quatro nomes de vulto que treinaram o Benfica nos últimos anos. Se o primeiro ainda venceu um Campeonato — praticando o futebol mais horrível de que há memória num campeão nacional — os outros fracassaram com estrondo. Para a época 2009/2010, o director desportivo Rui Costa optou por mandar Quique Flores de volta para Espanha, e contratar Jorge Jesus, técnico que todos apreciavam mas que ninguém (dos grandes) queria contratar. Foi o Benfica quem deu o salto para o escuro. Será que o “bronco” do Jesus consegue fazer o que os letrados que o antecederam não conseguiram? Isto é, ser um vencedor e colocar a equipa a jogar um futebol que entusiasme a massa associativa? Para já, sim. Mas de campeões da pré-época estão os benfiquistas fartos.

Quando os encarnados receberem o Marítimo na primeira jornada da Ligra Sagres 2009/2010 é que se vai ficar a saber qual o estofo do Benfica de Jesus. A poucas semanas do dia D, a equipa apresenta bom futebol e um “onze” definido, onde os jogadores aparecem nos sítios em que mais rendem. Mas, em outras alturas, o Benfica também se apresentou em boas condições na pré-época, para depois claudicar quando começa a competição a sério. Por isso, independentemente dos vários jogos decisivos que vão decorrer ao longo da temporada, o encontro da primeira jornada será o mais importante para este SLB com um treinador português, e com um “onze” titular totalmente estrangeiro, algo que se apresenta como a nota mais negativa da pré-época encarnada. Mas se o Arsenal pode, o Benfica também pode, quer se goste ou não. O que conta são os resultados, sejam escritos em português com sotaque, ou em castelhano.

Portanto, caro Jesus e caríssimos benfiquistas, assim que terminar o Benfica-Marítimo da primeira jornada, vamos todos poder averiguar se o Benfica se vai limitar a ser, mais uma vez, o campeão da pré-época, ou se, finalmente, há equipa para aspirar a ser campeão de algo verdadeiramente importante. Até lá...

Onze ideal Liga Sagres 08/09

Como o FC Porto foi campeão num 4x3x3, a equipa ideal segue com o mesmo esquema táctico: