terça-feira, 4 de agosto de 2009

A vaca verde e branca

É preciso ter sorte... Uma equipa que fez tudo mal, e um treinador que fez ainda pior. No final, lá se passou uma eliminatória imerecidamente perante uma equipa da terceira divisão europeia. Não é que eu fique triste, fico contente, pois claro. Afinal, temos a possibilidade de colocar duas equipas na Champions. Resta saber se o Sporting vai conseguir ter melhor rendimento na próxima eliminatória. A jogar como fez perante o Twente, arrisca-se a sofrer mais derrotas históricas como na época passada frente a Barcelona e Bayern de Munique.

Muitas vezes me interrogo se o papel de Paulo Bento é preparar a sua equipa para vencer, ou se é promover os jovens saídos da formação sportinguista para que o clube possa encaixar alguns milhões nos finais de época. No encontro da segunda-mão da eliminatória de acesso ao play-off de acesso à Liga dos Campeões — alguns bancos em Portugal não têm tantos obstáculos no acesso ao ouro como a renovada prova da UEFA — Paulo Bento deixou Caneira e Tonel no «banco», e fez entrar para o «onze» Carriço e André Marques. Nada contra apostar nos jovens, mas então para que serve ter jogadores experientes e com currículo no plantel, senão para «chupar» alguns milhões de euros por ano ao clube? Não será nos jogos decisivos que a experiência mais importa? Não será importante a voz de comando de jogadores como Caneira para impedir que os jovens tremam desde as unhas dos pés até à ponta do cabelo? Eu diria que sim, mas quem sabe é Paulo Bento, ou a direcção do Sporting, fica a dúvida. E Djaló, que andou ele a fazer em campo? O pobre do Vukcevic nem com a lesão do Ismailov consegue «calçar» nesta equipa leonina. Até é jovem... Mas não é português.

O relvado do Twente foi uma espécie de campo dos sonhos de Paulo Bento, onde o treinador do risco ao meio explanou o seu imaginário futebolístico ao colocar Djaló na posição de médio interior esquerdo. Tenho de admitir que, por muito que pense, não consigo perceber a ideia do técnico, diria até que se ele queria surpreender alguém, a missão foi cumprida, só que esse alguém foi o próprio avançado (disfarçado de médio) sportinguista. Passando à frente, ou melhor, para a lateral direita, Pedro Silva saltou de titular para futebolista de bancada no espaço de uma semana, e a julgar pela exibição de Abel, mais uma vez me questiono, porque não Caneira? Acho que não há muito mais a dizer em relação ao «onze» do Sporting, mas a entrada de Pereirinha foi outra experiência falhada, com a agravante de ter saído o jogador errado ao intervalo, e queimar as substituições a meia hora do final da partida, quando apenas bastava marcar um golo para vencer a eliminatória, também não me parece manobra de pessoa inteligente. E se há algum azar? Tenta-se a recuperação com dez homens em campo? Ok, já chega. Acrescento apenas que já vi o Paulo Bento fazer muitas asneiras, mas tantas em tão pouco tempo foi a primeira.

De resto, o que se viu foi a ausência total de um fio de jogo. Viu-se também que não foi planeado um pico de forma para ultrapassar esta eliminatória, antes um vale (bem profundo) de forma. Assistimos a uma exibição horripilante de Liedson, a jogar assim nem na Selecção tens lugar. E observámos uma equipa que está a milhas de poder representar Portugal ao mais alto nível na montra do futebol europeu. Fica a esperança de que as próximas semanas tragam uma versão diferente deste Sporting que, para já, não merece o estatuto de equipa grande... Nem no nosso futebol de gente pequena.

2 comentários:

MS disse...

Bem «esgalhado», mais este comentário do «canetas pretas». Só não entendo por que razão Paulo Bento é tão «amado» (?) por alguns sportinguistas. (Um técnico baratinho em tempo de crise?). Concordo: a jogar assim, o Sporting assisca mais desaires «vergonhosos» na Europa.

MS

PS - Já não suporto o discurso de Paulo Bento. O homem terá, por certo, as suas virtudes, mas a falar é uma lástima...

O Canetas Pretas disse...

Não sei se ele ainda será assim tão «amado» pelos sportinguistas. Talvez com uma sondagem se tirem as dúvidas, mas não será aqui que se consegue um número de votos que represente uma amostra fiel do universo leonino :)