quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Fim-de-semanário – Semana 5

Excepcionalmente, esta semana alarguei o alcance do fim-de-semanário. Com o fecho do mercado de Inverno na segunda-feira, a decisão de quem seria o semifinalista a defrontar o Benfica na Taça da Liga a ser conhecida apenas terça-feira e, já agora, com os jogos das meias-finais da Taça da Liga a disputarem-se na quarta-feira, decretei indispensável dar a conhecer as minhas opiniões espertas sobre todos estes eventos.

Lá por fora, no Bétis, Ricardo voltou a ser santo e lá chegou a pré-convocatória para a Selecção. Entre o pré e o definitivo, reside a distância do pânico ao suicídio de toda uma nação. Outro Ricardo, o Quaresma, teve nova oportunidade para brilhar ao mais alto nível, desta vez, ao serviço de Chelsea. O português agradeceu a Scolari e o melhor que tem a fazer é mostrar serviço. Se falhar, vai ter de agradecer a muita gente porque só com cunhas volta a jogar num grande fora de Portugal.


Vá ao estádio, cá dentro

Vivemos uma semana invulgarmente rica no futebol português. Rica em verdadeiro conteúdo desportivo, obviamente salpicada com polémicas e burrices tipicamente tugas, mas que apenas servem para nos lembrar que Portugal ainda pertence aos portugueses.

A 16.ª jornada da Liga Sagres teve o condão de despertar um herói adormecido... Decorria o minuto 70 da partida Benfica-Rio Ave, quando Pedro Mantorras cravou mais uma seta no coração benfiquista. Tal como Cupido, o angolano permanece invisível a maioria do tempo, mostrando-se apenas na altura certa para desferir um golpe de amor na nação encarnada. O golo que apontou frente aos vila-condenses, e que ditou o resultado final da partida, foi um grito de revolta de um herói há muito silenciado. Mantorras mostrou a toda a gente que ainda pode ser útil... Se conseguiu fazer quatro filhos, de certeza que ainda dá para marcar mais uns golitos. Deixem jogar o Mantorras!

O Benfica lá conseguiu arrancar a vitória e descolar do Sporting. É que os leões insistem em marcar golos fora-de-jogo... Há tanta tranquilidade que os avançados levitam pelas defesas adversárias, não se inquietando com coisas tão triviais como estar atrás do último defesa contrário na altura do último passe. Na Trofa, o Sporting ficou-se pelo 0-0. Quem não consegue manter os mais altos níveis de tranquilidade é o Miguel Veloso. Abortada a transferência para o Bolton, Miguel passou uma manhã difícil e chegou a pensar abandonar o futebol. Fico sem palavras ao contemplar esta tragédia pessoal.

Comparação, à escala real, da altura do Nuno Assis com uma nota de 500 eurosQuem se manteve atento à posição dos defesas contrários, foram os avançados do Porto e marcaram três contra um do Belenenses. A visita ao Restelo foi tranquila quanto baste e os dragões continuam na liderança, em vésperas de receber o Benfica. Um ponto separa os dois gigantes e adivinha-se um embate escaldante na próxima jornada. Mas, mantendo o foco ainda na jornada 16, alerto para a possível obtenção de dois recordes do Guinness: o maior número de empates consecutivos num campeonato profissional de futebol e o hat-trick mais baixo de sempre num campeonato profissional de futebol. Na Madeira, frente ao Nacional, o Leixões empatou pelo quinto jogo consecutivo. Em Setúbal, Nuno Assis marcou três golos ao Vitória local. Com pouco mais de 1,60 metros, o médio será, por certo, um dos jogadores mais baixos de sempre a atingir tal marca num campeonato profissional. É das tais coisas em que fico a matutar... Haverá motivo de celebração ou não, quando as duas principais figuras da jornada são um coxo e um anão?

Saltando para o meio da semana, quarta-feira foi dia de meias-finais da Taça da Liga, com um clássico e... polémica. Apenas terça-feira, véspera das duas partidas, se saberia qual o adversário do Benfica. A escolha recaiu no V. Guimarães, porque o recurso do Belenenses nem foi apreciado pelo Concelho de Justiça. Fico de tal forma impressionado com a astúcia dos senhores do futebol, que perco a capacidade de organizar as ideias. Por isso, faço uma analogia com o boxe para simplificar a explicação da não apreciação do recurso apresentado pelos de Belém. No canto azul temos o Belenenses e no canto vermelho o Guimarães, o CJ da Liga é o árbitro. Normalmente, num combate de boxe, perde-se por KO ou aos pontos, neste caso, o Belenenses foi desclassificado antes de dar o primeiro murro. E porquê? Porque perguntou à pessoa errada onde podia pendurar o roupão. A pergunta foi dirigida à senhora sentada em segundo lugar a contar da esquerda na mesa da campainha, em vez de ser endereçada ao primeiro tipo a contar da direita... E o roupão ficou por pendurar.

Indo adiante para o futebol, Guimarães e Benfica tinham 24 horas para preparar o encontro. Os desgraçados dos vimaranenses foram obrigados a viajar para Lisboa no próprio dia do jogo, abdicando do tão necessário estágio. De qualquer forma, a equipa de Cajuda bateu-se com valentia e vendeu cara a derrota. Os encarnados venceram por 2-1 e carimbaram a presença na final. Já para os lados de Alvalade havia clássico, com o Sporting a receber o Porto. Jesualdo decidiu apresentar uma equipa de habituais suplentes, de forma a poupar os seus craques para a recepção ao Benfica. Já Paulo Bento mandou para o campo a sua principal equipa, apenas com uma ou duas alterações relativamente ao onze base. A partida começou bem para o Porto mas acabou muito mal. Pelo meio, dois penalties disparatados facilitaram a reviravolta no marcador e o leão brindou o dragão com uma goleada à moda antiga.


Imigrantes de chueiras

Ao contrário do habitual, não vou alongar-me muito na apreciação ao comportamento dos nossos imigrantes de luxo por essa Europa fora, porque, também ao contrário do habitual, a minha atenção esteve essencialmente orientada para o futebol dentro de portas. Vou fazer uns poucos destaques pontuais sobre os nossos imigrantes de chuteiras.

José Mourinho fartou-se de esperar que o QI do Quaresma subisse para valores dentro dos mínimos comunitários e passou a batata quente para Scolari. Cabe, agora, ao brasileiro a tarefa de mostrar ao mundo que o Harry Potter não é um efeito especial... Que a Nossa Senhora de Caravaggio te ajude Filipão. Por falar em Inglaterra, O Chelsea ficou ainda mais distante da liderança, fruto da derrota forasteira com o Liverpool por 2-0. Lampard foi expulso injustamente e Bosingwa livrou-se de justa expulsão, depois de pontapear as costas de um adversário. Ao menos os tugas nunca são expulsos injustamente, os bons nem são expulsos quando merecem. Em Manchester, Ronaldo foi o autor do único golo da partida na recepção ao Everton e o United segue no topo da classificação, com dois pontos de vantagem sobre o Liverpool e um jogo a menos.

Por Espanha, Simão lesionou-se na derrota caseira perante o Vallodolid. O extremo português deverá regressar à competição por alturas da eliminatória com o Porto, para a Liga dos Campeões. Mas o grande destaque luso vai para Ricardo. O guarda-redes do Bétis foi decisivo no empate as duas bolas na recepção ao Getafe. Contrariamente ao que muitos possam pensar, quando falo em empate a dois golos e em Ricardo, não faço referência ao guardião por este ter frangado nos golos sofridos, mas sim por ter evitado ainda mais golos na sua baliza. Após ter defendido uma grande penalidade e um remate com selo de golo, mesmo no final da partida, o nosso guarda-redes foi elevado à categoria de herói do encontro. É uma reviravolta inesperada e a prova de que um português nunca desiste. És um exemplo Ricardo!

Na Alemanha voltou o campeonato, depois da paragem de Inverno, e com grande evidência lusa. O Bremen perdeu em casa com o Bielefeld por 1-2. O único tento caseiro foi da autoria de Hugo Almeida, na conversão de um livre. O pontapé do avançado português foi de tamanha violência, que a Al Qaeda vai enviar um olheiro ao próximo jogo da equipa alemã. Outro português a brilhar foi Sérgio Pinto. O médio do Hannover apontou o único golo na vitória frente ao Schalke 04. Sem dúvida, um fim-de-semana com motivos de orgulho para toda a comunidade portuguesa por terras germânicas.

Termino os destaques lusitanos na Grécia e, uma vez mais, com Sérgio Conceição. Depois do episódio do papel higiénico na semana passada, o capitão do PAOK regressou aos relvados esta quarta-feira, na primeira-mão da meia-final da Taça grega. A equipa de Santos recebeu e venceu o Olympiakos e Sérgio Conceição foi o autor do único golo da partida, ao executar um chapéu, de dificílima execução técnica, ao guardião da equipa do Pireu. Parece que os rituais de hooliganismo de que foi alvo no oráculo de Salónica, serviram para dar novo lustro nas qualidades futebolísticas do médio. Resta saber que resposta vai dar quando for alvo da próxima provação... Se misturarmos o seu feitio com a influência dos hooligans gregos, temo que o resultado final seja verdadeiramente explosivo e não me admiraria que, depois de apreciarem a capacidade bélica do pé esquerdo de Hugo Almeida, os olheiros da Al Qaeda se desloquem à Grécia para analisar a capacidade destruidora do nosso homem-bomba. Quem sabe como seria hoje o Mundo se, em tempo útil, os mesmos olheiros tivessem ouvido falar do Sá Pinto...


Debaixo d’olho

– Esta semana, aliás, hoje, quinta-feira, Carlos Queirós vai anunciar a lista de convocados para o particular com a Finlândia. Será que Ricardo vai ser convocado? Será que Deco, depois das declarações de traição à pátria de adopção, vai ser convocado? A acompanhar com muita atenção.

– No fim-de-semana que se aproxima, vai disputar-se a 17.ª jornada da Liga Sagres, com três principais motivos de interesse: o clássico do Dragão, onde Porto e Benfica vão batalhar pela liderança; o jogo do Leixões, seja ele qual for, para aferir se os de Matosinhos continuam determinados a aumentar o recorde do Guinness do maior número de empates consecutivos; o Sporting-Sp. Braga que, além da vertente desportiva, desperta grande curiosidade relativamente à arbitragem. Será que o Braga vai ser, de novo, escandalosamente roubado frente a um grande? A acompanhar com muitas repetições.


Por Bernardino Glória

Sem comentários: