quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Fim-de-semanário – Semana 4

Tenho de admitir que começo a ficar cansado de tanto maldizer. No entanto, o estado do futebol no meu país não inspira outra postura. Só dá mesmo vontade de bater, ainda mais, no ceguinho, até porque este ceguinho é tudo menos pobrezinho. Dirigentes metem o guito ao bolso, árbitros metem o guito ao bolso, futebolistas e treinadores ganham guito como poucos e depois ainda se espantam que o povinho lhes queira cortar o pescoço?

Lá por fora nem tudo são rosas, no entanto, nos futebóis deles colhemos mais flores que ervas daninhas. Camacho queixa-se que os árbitros já roubaram 11 pontos à sua equipa, Mourinho diz que querem lixar o Inter... Mas do que mais se fala, do que mais se escreve, é do show do Messi, do golo do eterno Raul, da finta do Ibrahimovic ou da cabeçada do Berbatov. Quem me dera que o meu país fosse assim...


Vá ao estádio, cá dentro

Décima quinta e última jornada da primeira volta da Liga Sagres. Eis o que nos aguardava este fim-de-semana. Quem seria o campeão da primeira volta? Pouco interessa. Quem foi roubado esta jornada? Ah, agora sim, isso já interessa. E roubado foi... o Braga. O Benfica também o foi um bocadinho. O Futebol Clube do Porto foi o principal beneficiado da jornada, além de vencer a sua partida com muita ajuda do ladrão de serviço na pedreira, subiu, de novo, à liderança da Liga Sagres. De facto, a cada jornada que passa, o nome da nossa Liga mais se assemelha à realidade do nosso futebol... Uma grande bebedeira.

O Porto ganhou em Braga 0-2. Marcou um golo irregular e o árbitro não assinalou três penalties a favor dos bracarenses. O Benfica empatou a zero em Belém e o árbitro não marcou dois penalties a favor dos encarnados. O Sporting empatou a uma bola na Madeira, com o Nacional. O Leixões empatou o quarto jogo consecutivo, desta vez a zero golos e frente ao Marítimo, na Madeira. O Porto está na frente e leva um ponto de vantagem para Benfica e Sporting. O Leixões segue, ainda em quarto lugar, a quatro pontos da liderança. Pronto!


Imigrantes de chuteiras

Respiro fundo e visualizo o meu pensamento positivo. Deixo para trás a tragédia lusa e abraço o universo dos imigrantes de luxo. Não me canso de repetir como estes homens são vitais para manter vivo o orgulho nacional. Se não fosse gente como Cristiano Ronaldo, Figo ou Mourinho, que visão de Portugal teriam os estrangeiros? O Portugal da Liga Sagres? O Portugal da Fátima Felgueiras ou do Vale e Azevedo? Futebolistas, gente nobre, partam à aventura e façam ecoar bem alto o nome deste país à beira-mar plantado. Vão e conquistem!

Recordo as palavras de Jorge Valdano durante a passagem do Baía pelo Barcelona. Na altura, Valdano comentou que o nosso guarda-redes era elegante até quando sofria golos. Transporto o significado dessas palavras para o presente e para outro português de luxo, José Mourinho. O treinador português é digno, mesmo quando é expulso, que foi precisamente o que aconteceu esta última jornada da Serie A. O técnico teve de abandonar o terreno de jogo, depois de acesa discussão com o árbitro da partida frente à Sampdoria. Como sempre, a discussão gerou-se quando Mourinho saiu em defesa de um seu jogador. Se eu fosse rico e tivesse todo o dinheiro que me apetecesse, não era Mike Tyson ou Steven Segal quem eu escolhia para guarda-costas, era mesmo Il Speciale. O Inter venceu por 1-0 e Luís Figo entrou em campo nos últimos 15 minutos, para pôr a casa em ordem. Missão cumprida! Quaresma é que tem de trabalhar muito para atingir o mesmo nível do veterano. Se não fores lá com o Mourinho, é porque nunca lá vais chegar. Aproveita agora Ricardo, quem te avisa teu amigo é. Quem continua a aproveitar muito bem as oportunidades é o Gonçalo Brandão. O central do Siena efectuou mais um jogo seguro, na vitória caseira por 1-0, perante a Atalanta e parece decidido a afirmar-se no panorama internacional.

Sigo para o sul de Itália, para uma terra chamada Brindisi, e apanho o barco para o porto de Pireu, em Atenas. A capital grega assistiu a mais um golo lusitano. Edinho, avançado ex-Setúbal, marcou o segundo dos três tentos com que a sua equipa venceu o Panionos. Em tempo de crise de avançados, convém não esquecer este nosso representante na terra dos deuses.

Mas o grande destaque na Grécia vai inteirinho para Sérgio Conceição. Não é todos os dias que se é expulso de uma partida por atirar um rolo de papel higiénico. Conceição continua a provar que é um dos jogadores portugueses com maior currículo internacional e, esta experiência, vem colocar a fasquia ainda mais alta para todos os outros que ambicionam atingir o patamar onde o médio se encontra. Tudo se passou na deslocação da equipa de Fernando Santos ao terreno do Aris, no momento em que Sérgio foi impedido de marcar um canto porque os adeptos locais atiraram objectos contundentes na sua direcção. Depois de muito se conter (como é seu timbre) o internacional luso não aguentou mais e arremessou, violentamente, um rolo de papel higiénico de volta para a bancada. O árbitro mostrou-lhe o cartão vermelho. O resultado final foi 0-0 e o PAOK deixou fugir ainda mais o Olympiakos na liderança da Super Liga. Mas o melhor estava para vir. Ao regressar ao seu estádio, juntamente com os restantes elementos da sua equipa, Conceição foi recebido como um herói. Nunca antes aqueles adeptos tinham testemunhado um arremesso de rolo de papel higiénico com tamanho fervor. Na boa tradição grega, o português foi levado para o oráculo local, onde foi presenteado com os rituais mais secretos do hooliganismo. Fernando Santos tem, agora, um forte concorrente ao título do português mais popular por terras helénicas.


Por Espanha, Pepe voltou a ser o esteio da defesa merengue, na vitória (1-0) sobre o Corunha, no Santiago Bernabéu. José Castro foi titular no Depor e realizou boa exibição. O Maiorca, com Nunes a jogar os 90 minutos, recebeu e venceu o Valência por 3-1. Do lado dos visitantes, apenas um português em campo, Miguel. Já o Bétis, com Ricardo e Nelson a jogarem toda a partida, foi perder 1-0 ao terreno do Huelva, ainda com Beto a recuperar de lesão. Esta jornada, o guarda-redes luso não foi suficiente para garantir um bom resultado da sua equipa, mas também não frangou! Finalmente, a partida com mais portugueses em campo, o Málaga-Atlético de Madrid, que terminou empatado a um golo. Os três portugueses do Málaga jogaram de início e estiveram todos em bom plano. Nos madrilenos, Simão foi titular e o elemento mais perigoso do ataque da sua equipa. Maniche entrou apenas a vinte minutos do final do encontro. Esta jornada não teve golos portugueses mas, como vem sendo hábito, a tropa lusa destacada para encantar os nossos vizinhos conquistou mais uns pontos de credibilidade. Os nossos capacetes azuis continuam a mostrar competência e aptidão para brilhar em território hostil.

Terminamos a ronda lusa em Inglaterra, onde se interrompeu o campeonato para se jogar a taça... Mas foi taça a sério, não apenas seis joguinhos como na nossa santa terra. Foram uma porrada deles! O Manchester United recebeu e venceu o Tottenham por 2-1. Cristiano Ronaldo fez uma exibição razoável e o Nani não jogou. Um dia destes ainda vou ter uma conversa com o senhor Ferguson a propósito do nosso menino das piruetas... O Chelsea eliminou o Ipswich, vencendo o jogo por 3-1. Os dois portugueses de corpo e alma, Carvalho e Bosingwa, foram titulares e cumpriram muito bem os seus papéis. Já o português arrependido, Deco, entrou apenas a dez minutos do fim. Curioso verificar que o luso-brasileiro nunca mais fez um jogo de jeito, desde que se lembrou de dizer que era no Brasil que se sentia verdadeiramente em casa... Ironia do destino ou justiça divina?

No fim-de-semana em que chegou mais um português a terras de Sua Majestade, Pelé, emprestado pelo Porto ao Portsmouth, reparei (nem eu nasci a saber tudo) que já andava por lá outro Pelé, também ele tuga e que joga no West Bromwich. Este Pelé (ver foto) jogou no Belenenses e depois de duas épocas na segunda divisão inglesa, deu o salto para a Premier League. O polivalente jogador, pode actuar a central ou a trinco, foi titular no empate a duas bolas com o Burnley e esteve em bom plano. Fica no ar a possibilidade de vir a agarrar a titularidade no WBA. Estou torcer por ti pá. Também no mesmo clube, joga outro futebolista lusitano, Filipe Teixeira de seu nome. O talentoso médio foi titular, sendo substituído por volta dos 70 minutos. Teixeira sofreu uma grave lesão no início da temporada e está ainda à procura da sua melhor forma. Não tenho dúvidas de que o jovem jogador tem qualidade para ser figura de proa na sua equipa, haja tempo e tenha oportunidades para isso. Não desistas Filipe.


Debaixo d’olho

– Esta semana traz-nos Taça de Portugal. São os quartos de final e os encontros são disputados a meio da semana. Parabéns à FPF. Na quarta-feira temos a partida cabeça-de-cartaz, Porto-Leixões, e também o Paços de Ferreira-Naval. Quinta-feira joga-se o Atlético Valdevez-Nacional. O último jogo da eliminatória, Guimarães-Amadora, só se disputa no dia 17 de Fevereiro.

– A manter debaixo d’olho está a visita da ilustre Fátima Felgueiras ao nosso país. A ex-autarca vai responder em tribunal por apoios alegadamente ilícitos ao clube da sua cidade. Haja bom-senso meus senhores, como pode qualquer tipo de apoio a um clube de futebol ser considerado ilícito? Quem comete tais actos é um bom patrício. Desta vez, estou contigo Fátima.


Por Bernardino Glória

Sem comentários: