quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Fim-de-semanário – Semana 3

Que saudades dos tempos antigos, quando as famílias iam ao futebol nos fins-de-semana para assistir aos jogos da Liga... Não da Taça da Liga. Apenas seis jogos disputados em dois dias e as duas principais ligas paradas. Um fim-de-semana em que só se disputam partidas de uma taça qualquer, não passa de um fim-de-semana de aluguer. Como quem empresta o seu ventre para fazer um filho e depois o entrega a outra mulher. Que pobreza!

No estrangeiro, onde se sabe respeitar o desporto-rei, muitos imigrantes de luxo estiveram em acção nos seus respectivos campeonatos. Sim, nos campeonatos. O principal foco de interesse tuga residia na possibilidade de Makukula se estrear ao serviço do seu novo clube e logo contra o Manchester United. Por Espanha, o destaque luso consistia em saber se o nosso Ricardo iria manter a titularidade na baliza do Bétis. No entanto, como muitos portugueses foram mal paridos (claro que não falo dos nossos futebolistas imigrantes) encontra-se sempre algo mais para destacar... A ler na secção «Imigrantes de chuteiras».


Vá ao estádio, cá dentro

Bom, que escrever sobre o futebol em Portugal no passado fim-de-semana? Podia fazer um resumo da jornada da Taça da Liga em duas linhas, uma coisita para despachar. Mas não me resigno em ser tão pobre de espírito como os senhores da Liga e deixo aqui uma prenda para a malta jovem. Porque são os jovens que podem vir a salvar o nosso futebol da treta. Vamos a isto!

Oh yeah! Hum, hum, hum, bute aí malta! É o rap da taça da liga!
---------------
Doze equipas
Do-do-do-do doze equipas
Disputam a taaaça da liga
Rebentam a escaaala d’euforia
Do-do-do-do doze equipas
---------------
Yeah pá
Io brother, bute aí à bola no fim-de-semana
Io bacano, não há bola este fim-de-semana
Tas a brincar primo? A taça da liga tá a rebentar na cena
Vê lá se queres uma naifada nas ventas
Fica cool meu, aqui na Amadora é que não há nada pa ninguém
Se vives em Lisboa, Setúbal, Porto, Funchal ooooooou Guimarães, tá-se bem
Tou-te a ver, futebol a valer só um ou dois tugas podem ver
E quando é assim só há uma coisa a fazer
Cantar este rap e mandar os cotas fooooo (agora todos) der
---------------
Doze equipas
Do-do-do-do doze equipas
Disputam a taaaça da liga
Rebentam a escaaala d’euforia
Do-do-do-do doze equipas
---------------
Topaste os jooogos bacano?
Yaaaaa podes crer
Vi no café do cromo que bulia na REFER
O Benfas despachou os azuis como convém
Mas o árbitro apitou uma falta que não lembra a ninguém
Ya com o Moreeetto tá-se bem
Se não fosse o árbitro quem ria eram os de Belém
E viste o leeevezinho?
Um hat-trick não é pra qualquer bacanozito
Yaaaaa tá-se bem
Com ele o Sporting não tem medo de ninguém
Mas bué da seca é não haver mais jogos pra ver
Ya brother, podes crer
E quando é assim só há uma coisa a fazer
Cantar este rap e mandar os cotas fooooo (agora todos) der
---------------
Doze equipas
Do-do-do-do doze equipas
Disputam a taaaça da liga
Rebentam a escaaala d’euforia
Do-do-do-do doze equipas
---------------
Instrumental
(base rítmica do Sam The Kid e solo de flauta do Rão Kyao)

---------------
Doze equipas
Do-do-do-do doze equipas
Disputam a taaaça da liga
Rebentam a escaaala d’euforia
Do-do-do-do doze equipas
---------------
Oh yeah! Hum, hum, hum
(falado e com a batida em fade)
Vai dar banho ó cão ó cota da liga
Dá cá mais 12 meu ganda anormal
Ya tá-se bem... mal


Imigrantes de chuteiras

Começamos a ronda pelos países da Europa onde ainda existe gente civilizada. Como em Inglaterra, onde a partida Bolton-Man. United despertava grande interesse para as cores nacionais. De um lado estava o melhor do mundo, Ronaldo — Nani não saiu do banco — Do outro estreava-se Makukula, possante avançado português que foi à procura de melhor sorte em terras britânicas. Para comprovar o prestígio que os nossos emigrantes de luxo gozam por esse mundo fora, o técnico do Bolton incluiu o avançado lusitano na equipa inicial. Foi chegar e jogar. Mas os de Manchester ganharam o desafio, com o único tento da partida a ser apontado no último minuto por Berbatov. Nenhum dos portugueses teve dia de grande inspiração. Melhores dias virão.

Quem brilhou foi outro português a jogar nas ilhas britânicas, Bruno Aguiar. O ex-benfiquista marcou um golo na vitória da sua equipa, Hearts, frente ao Kilmarnock, por 0-2, em mais uma jornada da liga escocesa. Aguiar parece de volta à sua melhor forma, depois de debelados os problemas físicos que o apoquentaram por várias semanas. Recorde-se que o médio foi considerado o melhor jogador do mês de Novembro (antes de se lesionar) e é figura de proa no campeonato principal da Escócia. Força Bruno!

Este fim-de-semana, como nos outros, houve muito talento português à solta para deleite do cidadão espanhol. Houve, ainda, pelo menos um português a observar com muita atenção as prestações dos jogadores lusos aqui ao lado. Julgava eu que o seu trabalho consistia em observar com muita atenção mas enganei-me. Falo do correspondente em Espanha do único jornal que leio. O senhor jornalista, que é pago para passear no estrangeiro e ver jogos de bola, preocupa-se mais em escavacar o produto nacional do que em promovê-lo. Já nem digo promovê-lo mas pelo menos que o descreva com justiça.

O indivíduo em causa, assinou a crónica do Real Madrid-Osasuna, que os merengues venceram por 3-1 e fez questão de referir que o Pepe realizou uma má exibição, com particular realce para o lance do único golo sofrido, em que o central português terá sido muito mal batido pelo ar. O problema é que quem foi batido nesse lance foi o Cannavaro e não o nosso centralão. A foto ao lado não está muito actualizada, pois o italiano está agora careca e os dois jogadores ficam um tudo nada mais parecidos, no entanto, não desculpa o erro, principalmente quando se faz questão enfatizar uma falha grave que não foi cometida pelo nosso representante. O senhor jornalista vê mal, não tem orgulho nos nossos e anda a chular o seu patrão. Fica a denúncia e estou à disposição caso queiram contratar um profissional sério e orgulhoso da sua pátria.

Nos restantes jogos da jornada, grande destaque para a confirmação de que Ricardo é mesmo o dono da baliza do Bétis. Com Nelson igualmente a jogar de início, os sevilhanos foram vencer a casa do Valladolid por 1-3 e ascenderam ao 13.º lugar na classificação da liga espanhola. A titularidade do guardião português poderá implicar nova chamada à Selecção — Assombra-me a visão de centenas de milhares de portugueses a fugirem de suas casas, de mãos nas cabeças e o terror estampado nas caras — Em Barcelona, Castro foi incapaz de impedir o vendaval catalão e o Corunha perdeu por 5-0. O Atlético de Madrid, com Simão e sem Maniche, empatou a um golo no terreno do Almería. Já o Málaga, com os três tugas em campo, recebeu e venceu o espanhol por expressivos 4-0. Finalmente, o Valência deslocou-se a Bilbao e perdeu 3-2. Manuel Fernandes foi o nosso único representante em campo e não esteve feliz. Foi uma falta sua que originou o penalty que resultou no golo da vitória do Atletic, no último minuto. Não desanimes rapaz, continuo a ter orgulho em ti.

Passamos por Itália para finalizar os destaques lusitanos além-fronteiras. Mourinho teve um dia para esquecer e o seu Inter acabou derrotado por 3-1 na deslocação ao terreno da Atalanta. Os interistas estão ainda na liderança, com três pontos de vantagem para a Juventus, que já contou com Tiago nos convocados mas ainda não entrou em campo. Força Tiago, o pior já passou. Não podia deixar de referir um jogador que poucos conhecem mas que é pedra fundamental na defesa do Siena. Falo de Gonçalo Brandão, ex-central do Belenenses, que decidiu procurar melhor sorte no estrangeiro. Para já, a experiência está a correr muito bem e no sábado o Siena venceu a Reggina por 1-0, com o nosso central a jogar os 90 minutos. Bem-vindo ao clube dos emigrantes de luxo Gonçalo.


Debaixo d’olho

- Um assunto apenas vai merecer toda a minha atenção esta semana. O caso goal average, que promete vir a ser tão badalado com o caso dos voos da CIA em espaço aéreo nacional. Segundo os advogados do Belenenses, os senhores da Liga não sabem qual é a diferença entre goal average e goal difference e, por esse motivo, contestaram a passagem do V. Guimarães às meias-finais da Taça da Liga. Não me vou dar ao trabalho de fazer contas mas fico com a ideia que os azuis têm uma certa razão. O que, por si só, seria mais um atestado de burrice passado aos comandantes do nosso futebol. A seguir com muita chacota e atenção...


Por Bernardino Glória

P.S. Gostaria de pedir desculpa aos caríssimos leitores pelo atraso na publicação desta rubrica nas últimas duas semanas. É que o meu chefe fugiu para o Brasil com o dinheiro dos nossos salários e não há guito para pagar a net. Tenho contado com a boa vontade de amigos para poder navegar de vez em quando. Mas prometo que o fim-de-semanário vai voltar a ser publicado todas a terças, já a partir da próxima semana... A não ser que o próximo chefe também se arme em Fátima Felgueiras.

Sem comentários: