quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Pronto, já podes jogar à bola

Ufa! Lá deram o galardão ao CR7 e fizeram dele o homem mais feliz do planeta. Depois do craque português ter vivido os últimos meses em constante obsessão com a atribuição do prémio FIFA World Player de 2008, agora, Ronaldo pode voltar a jogar à bola.

Já fui extremamente crítico das performances e da postura que Cristiano Ronaldo evidenciou desde o final da época 2007/2008 – Cliquem para recordar esse post – Um dos principais motivos que referi para explicar o comportamento da estrela maior do nosso futebol, foi a sua fixação doentia em vir a ser confirmado como o melhor do mundo, que afastou a espontaneidade e alegria da sua forma de agir em campo. Também implicou que, na corrente época, não tenhamos conseguido vislumbrar o Cristiano que tanto trabalhou para ser melhor que todos os outros.

No momento em que Pelé anunciou o melhor jogador de 2008, não vi o Ronaldo vaidoso e pedante dos últimos tempos. Vi sim, um homem pleno de felicidade e, diria até, estonteado com a magnitude do que lhe estava a suceder. Reconheci um homem ambicioso mas no sentido certo, alguém que será sempre polémico mas que não se esquece que o segredo do sucesso está no trabalho.

Não tenho dúvidas de que vamos voltar a ver o CR7 em grande, que entra em campo descontraído mas concentrado no trabalho, em vez de se perder em brilhantismos para a bancada. Não tenho dúvidas de que vai voltar a ser um gozo vê-lo jogar futebol, partir os adversários e marcar grandes golos. Arrisco, inclusive, que na Selecção e no que resta da fase de qualificação para o Mundial-2010, vamos assistir ao melhor Ronaldo de sempre. Espero não estar a embandeirar em arco, no fundo, todas estas conclusões são baseadas num feeling. Mas, ao bom estilo dos profilers das séries norte-americanas, não se consegue ler futebol sem fazer apelo ao instinto.

Não creio, no entanto, que o português venha a ser o contemplado com o prémio relativo a 2009. Messi já leva muitos pontos de vantagem e está a realizar uma temporada brilhante. Mas, Ronaldo, ainda vai a tempo de brilhar o suficiente para ficar nos três primeiros e aspirar a repetir o título de número um em 2010. Vou ficar muito irritado se o futuro revelar que o meu instinto era um equívoco mas, por enquanto, acredito que o nosso craque está mesmo de volta e... ripa na rapaqueca!

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois eu temo que aconteça precisamente o contrário, isto é, que venha a adoptar a postura de que nada mais tem a provar, jogue bem ou mal. Postura essa que, aliás, já tem adoptado quando o criticam. Mas, se dantes ele tinha mesmo a pressão do lado dele, agora não tem e pode...se me permites, borrifar-se de alto e de repuxo.

Temo que fique descontraído e inchado em demasia...esperemos que, para nosso bem, isto não aconteça.

Ele é, contudo, craque e influente no MU, mas nunca senti que ele fizesse a diferença na selecção, tal como o Figo fazia.

Desejo muito que tenhas razão!

Um abraço Zé Puto,
B

O Canetas Pretas disse...

De facto é questão de ver quem tem mais pontaria nesta coisa da psicologia caseira :)

Sem dúvida que na Selecção ainda não atingiu o nível de influência de um Figo, espero que seja agora porque toda a ajuda é pouca para chegarmos ao mundial.